Polêmica: No ventilador Beth Carvalho acusa Clara Nunes de plágio em livro e Alcione entra na conversa para defender originalidade da amiga já falecida
Rio - Alcione estava engasgada por seis meses e resolveu desabafar tudo no ‘Sem Censura’, que foi ao ar na última quarta-feira.
Rio - Alcione estava engasgada por seis meses e resolveu desabafar tudo no ‘Sem Censura’, que foi ao ar na última quarta-feira.
"Ô Beth Carvalho, tá na hora de você usar uma pulserinha de desconfiômetro, pois não é verdade o que você declara no livro, de que a Clara se apoderou do estilo que foi criado para você...
Eu estava lá, acompanhei tudo isto, e Clara já usava este visual muito antes de você”, disse a Marrom olhando para a câmera, numa crítica à declaração de Beth Carvalho no livro ‘Clara Nunes, Guerreira da Utopia’, de Vagner Fernandes.
“Quando coloquei isso no livro não foi para criar polêmica.
“Quando coloquei isso no livro não foi para criar polêmica.
Já sabia que Beth e Clara tinham divergências, e ela fala isso na entrevista”, justifica o autor, que vai lançar sua obra no próximo sábado na feijoada da Portela, escola de coração de Clara.
A entrevista está na página 125 e traz Beth falando: “A estilista Zuzu Angel fez o figurino e o cabeleireiro Silvinho deu a idéia do cabelo ruivo para mim”.
A entrevista está na página 125 e traz Beth falando: “A estilista Zuzu Angel fez o figurino e o cabeleireiro Silvinho deu a idéia do cabelo ruivo para mim”.
A cantora prossegue contando que o desafeto entre as duas começou nos bastidores do Teatro Opinião, na década de 70. Numa noite, Clara teria chegado alterada e disparado: “Você foi falar mal de mim para a Elizabeth”, referindo-se à cantora da Jovem Guarda, que havia viajado com Beth no avião.
Beth Carvalho se defendeu dizendo que era intriga da outra, mas foi o suficiente para a discussão começar. Clara acusava Beth de ter copiado até as palmas em seu disco.
Beth Carvalho se defendeu dizendo que era intriga da outra, mas foi o suficiente para a discussão começar. Clara acusava Beth de ter copiado até as palmas em seu disco.
Beth acusava Clara de ter roubado seu estilo afro-brasileiro no figurino e cabelos ruivos.
“Depois de muito tempo as duas se respeitavam, mas nunca foram amigas.
“Depois de muito tempo as duas se respeitavam, mas nunca foram amigas.
Sempre que Beth aparecia, Clara puxava o samba ‘Verdade Aparente’, de Gisa Nogueira”, afirma Vagner.
Para piorar, Beth, que cantava em festivais e se consagrou com músicas como ‘Andança’, queria cantar samba. “A gravadora Odeon apostou em Clara Nunes para cantar samba e não atendeu ao pedido de Beth”, conta o autor.
A briga parece ter sido retomada por Alcione.
Para piorar, Beth, que cantava em festivais e se consagrou com músicas como ‘Andança’, queria cantar samba. “A gravadora Odeon apostou em Clara Nunes para cantar samba e não atendeu ao pedido de Beth”, conta o autor.
A briga parece ter sido retomada por Alcione.
“Ela era super-amiga da Clara.
A Alcione é viceral, não leva desaforo para casa”, afirma a apresentadora Lêda Nagle.
Em turnê por Brasília e São Paulo, Beth Carvalho não retornou as ligações para comentar a desavença.
Ex-marido diz que Clara veio antes
O estilo afro-brasileiro de Clara Nunes apareceu em seu primeiro disco, um compacto com o samba-enredo ‘O Misticismo da África ao Brasil’, da Império da Tijuca, do Morro da Formiga.
Em turnê por Brasília e São Paulo, Beth Carvalho não retornou as ligações para comentar a desavença.
Ex-marido diz que Clara veio antes
O estilo afro-brasileiro de Clara Nunes apareceu em seu primeiro disco, um compacto com o samba-enredo ‘O Misticismo da África ao Brasil’, da Império da Tijuca, do Morro da Formiga.
O produtor foi Adelzon Alves, que mais tarde tornou-se marido da cantora.
“Se você ler a contracapa do primeiro disco da Clara vai ver que a idéia do estilo afro-brasileiro foi minha e está lá. Ela foi inspirada na Carmem Miranda e aprovada pelo diretor da Odeon, Milton Miranda. Deu certo e é normal que todo mundo queira ser o pai de um filho bonito”, afirma Adelzon. “A Beth percebeu que o estilo de Clara dava certo”, acrescenta o produtor.
Para Adelzon, que foi produtor e marido de Clara Nunes durante cinco anos, a cantora foi realmente a pioneira nesse estilo.
“Se você ler a contracapa do primeiro disco da Clara vai ver que a idéia do estilo afro-brasileiro foi minha e está lá. Ela foi inspirada na Carmem Miranda e aprovada pelo diretor da Odeon, Milton Miranda. Deu certo e é normal que todo mundo queira ser o pai de um filho bonito”, afirma Adelzon. “A Beth percebeu que o estilo de Clara dava certo”, acrescenta o produtor.
Para Adelzon, que foi produtor e marido de Clara Nunes durante cinco anos, a cantora foi realmente a pioneira nesse estilo.
“Eu disse que só assumia o trabalho se ela tivesse uma carreira planejada. E tinha que ser uma carreira que tivesse como base a imagem afro-brasileirada Carmen Miranda”, explica o produtor.
Matéria Jornalista:
Fonte:
5/10/2007 01:04:00
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